Como melhorar sua produtividade no Home-Office

Cópia de Cópia de 7 filmes

Nesse ano de 2020 nos deparamos com um grande problema em comum, com toda essa questão de pandemia e quarentena tivemos que adaptar atos e rotinas, como por exemplo o trabalho remoto.

Construir um ambiente de trabalho dentro da nossa própria casa não é tão simples. Como manter o foco e ser produtivo com toda a família em volta e com mil tarefas pessoais “espalhadas” bem na nossa frente? Exatamente por isso trouxe algumas dicas de como melhorar seu desempenho trabalhando no famoso Home Office:

  1. Agenda: Tenha uma agenda, seja virtual ou física, e anote tudo nela! É muito importante ter todas as tarefas e projetos do dia marcados em um único lugar, isso facilita na hora em que perder o foco e quando precisar fazer uma pausa. Dividir tudo o que tem para fazer durante o dia em tópicos também facilita muito, escolha uma cor para cada nível de urgência, assim sempre saberá em o que deve trabalhar em seguida.

Compartilhe toda a sua agenda com a sua família, para que todos saibam seus horários e quando não podem em hipótese alguma te incomodar, não é fácil focar com conversas alheias.

  1. Local de trabalho: Outro ponto muito importante é escolher um lugar fixo de trabalho, de preferência fora do seu quarto, para que o seu cérebro consiga diferenciar o ambiente de foco e aquele em que pode relaxar. Opte por bons materiais de trabalho, uma cadeira própria para ficar várias horas por dia em frente ao computador e que não machuque suas costas.
  2. Organização: mantenha seu ambiente de trabalho organizado por completo, sem itens jogados por aí, com sua mesa toda em ordem e sem itens de distração. Um ambiente organizado impede que sua atenção seja distraída por tarefas da própria casa. Guarde bem seus materiais de trabalho, sejam físicos ou em pastas no computador, saber onde procurar sempre poupa tempo.
  3. Faça uma tarefa por vez: Sempre termine o que começou, a ansiedade em cumprir prazos pode fazer com que comecemos uma tarefa antes de terminar outra, mas isso compromete a finalização dos dois. Não conseguimos progredir quando estamos pensando em mais de uma coisa.
  4. Crie e mantenha uma rotina: Criar hábitos para iniciar o dia auxiliam o cérebro associar os momentos de produtividade dos de descanso. Experimente tomar um bom café da manhã, ler notícias, usar uma roupa que fuja do famoso pijama e/ou tirar o som das notificações do celular.
  5. Agende descansos: Descansar é muito importante para a produtividade, quando estamos cansados nosso cérebro não funciona. Faça pequenas pausas de tempos em tempos durante o trabalho, para beber uma água ou ir ao banheiro. Durma bem a noite, ao menos 8h, noites bem dormidas são o ponto chave para a produtividade.

É importante entender que cada um tem um ritmo e uma produtividade diferente, mas que pequenos atos podem melhora-los.

E o seu Home-Office como está?

Deixe um comentário